FANDOM

RAP

Um regresso ao passado.

Um regresso ao passado (ou volta ao passado) é um programa do super-computador, usado normalmente por Jeremie, que pode voltar no tempo até 12 horas, que os Guerreiros de Lyoko usam para reparar qualquer dano dos ataques de XANA e limpar a memória das testemunhas. Este programa é possível graças ao uso do paradigma de computação quântica que utiliza bits quânticos, o qual é o super-computador mais potente do que os super-computadores clássicos da actualidade; consome muita energia e recursos do super-computador, porém o regresso ao passado está limitada a uns dias ou horas. Franz Hopper criou este programa para poder trabalhar no supercomputador sem ser incomodado no seu trabalho.

As pessoas virtualizadas, cujo ADN é gravado no computador (neste caso, os Guerreiros de Lyoko, Franz Hopper e XANA) são imunes, e assim mantêm as suas memórias. Jeremie diz no episódio 26 (Começo falso) que o regresso ao passado não pode ressuscitar os mortos, isto é, se alguém morre, o regresso ao passado não devolver-lhe-á a vida; mas poderá salvar quem esteja a morrer de lesões (como Yumi no episódio 58 O pretendente). O maior problema deste programa é revelado na temporada 2: Cada volta no tempo adiciona um bit quântico (qubit) que aumenta exponencialmente o poder computacional num super-computador, que, por extensão, reforça o poder e a inteligência de XANA.

Em Code Lyoko Evolution é revelado que Laura Gauthier modificou os limites do programa do regresso ao passado durante o episódio 103 (Vírus) sem o conhecimento de Jeremie para incluir-se ela mesma na memória do super-computador para não ficar afectada pela perda de lembranças. Esta parece ser a única alternativa para lembrar factos após um regresso ao passado. Também é revelado mais tarde no episódio 117 (O motim) que o regresso ao passado pode apagar aos Guerreiros de Lyoko as lembranças, por se alguém tem de ser expulso. Isto foi feito por Jeremie a Laura, que perdeu por completo todas as lembranças que tinha sobre os Guerreiros de Lyoko e a sua luta contra XANA e o professor Tyron.