FANDOM

Portugal O lago
Brasil O lago
Lyoko76
França Título em francês Le lac
English Título em inglês The Lake
Nº de episódio total 76
Temporada 4
Episódio na temporada 11
Data de lançamento 24 de agosto do 2006
Lista de episódios
anterior
Chuveiro quente
seguinte
Perdida no mar

O lago em Portugal e O lago no Brasil é o episódio 11 da temporada 4 e o número 76 em total da série Code Lyoko. Estreou-se em 24 de agosto do 2006 na França.

Argumento

Aelita, Odd, Ulrich e Jeremie tem uma excursão com o resto da sua turma numa ilha no meio dum lago para estudar a base de água. Jim está a colocar as bolsas dos estudantes na bagagem e a dar instruções habituais. Jeremie e Aelita falam sobre um novo programa instalado no super-computador.

Sissi tenta trazer muitas coisas, mas a viagem é dum único dia, Jim e a senhora Hertz dizem-lhe que tem de deixar essas coisas no seu quarto. Ao longo do caminho, Odd revela ter com ele Kiwi no seu saco porque não pode deixá-lo sozinho por dois dias, mas Jim descobre-o. Yumi, que não é parte da turma, permanece em Kadic com dois testes importantes.

A classe de 4º chega ao seu destino, e enquanto eles vão para a ilha, Jeremie percebe que é um lugar tão isolado sem tampa, de modo que não pode acessar o super-computador. Aelita pede Yumi que verifique regularmente se algo acontece em Lyoko. Yumi vai à fábrica, apesar do seu segundo exame.

Na ilha, os alunos começam o acampamento e, em seguida, o estudo da água. Jeremie está preocupado se XANA ataca neste momento, sendo acalmado por Aelita. Yumi chega ao super-computador e não vê nenhum problema, mas quando ela estava prestes a sair, é detectada uma torre activada. Um choque de electricidade vem dum poste e entra na água formando uma pasta, e está a ficar mais perto da costa. A senhora Hertz e os seus alunos estão num momento em que todo mundo volta para o interior, mas Nicolas vê a pasta negra, toca-o com um pau e é electrocutado. Heïdi Klinger é a única que o vê, ela entra em pânico e adverte Jim e a senhora Hertz para obterem ajuda.

No sector 5, a Scyphozoa entra no núcleo e começa a atacar o Skid. De volta à ilha, Jeremie, Ulrich, Sissi, Hervé, Heïdi, Jim e a senhora Hertz ajudam Nicolas, Jim retorna ao acampamento para trazer os primeiros socorros, de repente vem um choque eléctrico que deixa inconsciente Hervé, Heïdi e a senhora Hertz. Jeremie e Ulrich acham que é XANA.

A Scyphozoa começa a atacar o Skid, Yumi nota-o e tentar telefonar Jeremie. Ele elabora um plano para escaparem da ilha. No sector do gelo, William-XANA e dois caranguejos estão na frente da torre. Jeremie contacta com Yumi e explica-lhe o que acontece em Lyoko, e Jeremie dá-lhe instruções para ajudar com o Skid, mas a tentativa não funcionou, então Aleita, Ulrich e Odd concordam o seu plano para escaparem da ilha e Jeremie dá-lhe instruções para virtualizar-se.

Hervé, Nicolas e Heïdi recuperam-se, Odd pede ajuda a Jim porque Kiwi está num barco no lago. Isso é uma distracção para fazer com que Ulrich possa fugir. Yumi virtualiza-se e luta contra dois caranguejos, e destrói um. Ulrich mantém-se no outro lado, mas é electrocutado, como Jim, mas o barco com Aelita consegue chegar e ela apanha a bicicleta de Sissi e vai para a fábrica. O caranguejo evita um leque e atira Yumi derrubando-a para a torre. Yumi tenta sair, mas William-XANA aparece atrás dela.

A pasta de electricidade vem para terra, e Odd adverte Jeremie. Yumi e William-XANA lutam até que William-XANA se lembra de quando era bom, William parece ter voltado. Na ilha, os raios começam a causar ataque de pânico. Aelita chega à fábrica. Jeremie consegue fazer um para-raios. William parece ter voltado ao normal, mas só por um momento, e William-XANA retorna.

Aelita activa várias torres à vez para destruir a Scyphozoa, fazendo com que o Skid receba super-escudos e aparentemente destroem-na. Depois Aelita é virtualizada bem a tempo antes que William-XANA derrote Yumi, e ele é desvirtualizado. Jeremie leva o seus companheiros ao para-raios. Aelita desvirtualiza Yumi, e depois entra na torre e desactiva-a salvando a classe, e Yumi lança um regresso ao passado.

De novo no autocarro, Aelita explica como o fez para salvar o Skid. Odd revela que não está a levar Kiwi porque Yumi está a cuidar do cão, e encarregar-se-á dele o tempo todo.

Imagens

Sucessão de episódios

75: Chuveiro quente 76: O lago 77: Perdida no mar